logo-sondagem-industrial-2024

Apresentação

A indústria exerce um papel essencial no desenvolvimento econômico e social de qualquer região. Por sua característica de sempre buscar mercados em outros municípios, estados e até países, é uma importante indutora da geração de riquezas para uma localidade. Riquezas que são distribuídas na sociedade por meio dos empregos, renda e tributos que gera.

Sondagem Industrial

2023 - 2024

No Paraná, já temos uma indústria pujante e diversificada. Um setor que responde por 26,1% do PIB estadual e é, atualmente, o quarto principal parque fabril do Brasil. Tudo isso graças à força empreendedora e à persistência dos industriais paranaenses.

Porém, a atual gestão da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) entende que nosso Estado tem condições de aprimorar ainda mais seu ambiente de negócios. Por isso, a Fiep, envolvendo nesse processo diferentes atores públicos e privados, quer ser um instrumento de proposição e colaboração para a criação de uma verdadeira política industrial que transforme nosso Estado no melhor lugar para a atividade industrial do país.

Nesse contexto, entendemos ser fundamental que a Federação se reaproxime de suas bases. Queremos fazer com que a Fiep seja cada vez mais presente e atuante em todo o Estado, contribuindo para o crescimento industrial nas diferentes regiões. Faremos isso, entre outras ações, com a criação de Conselhos e Fóruns Regionais para agregar e direcionar as demandas regionais e municipais.

Além disso, a Fiep já possui outros mecanismos para conhecer as necessidades e perspectivas dos empresários da indústria paranaense e, assim, pautar sua atuação na defesa dos interesses do setor. Um deles é justamente esta Sondagem Industrial, pesquisa anual que chega a sua 28ª edição. Trata-se de um instrumento eficaz de interação com os empresários, captando um balanço sobre o ano corrente e as expectativas para o ano que está por vir, além de sua visão e estratégias prioritárias.

Nesta edição, a pesquisa mostra, entre outros aspectos, as incertezas que vêm sendo geradas entre os industriais devido ao início de uma nova gestão política em nível nacional, aliado à situação econômica brasileira e ao cenário geopolítico mundial. Quando questionado sobre o futuro, o empresário está mais otimista quanto ao desempenho do seu negócio do que em relação aos rumos da economia. Para 42% dos participantes, as expectativas para o desempenho da indústria em 2024 são positivas; sobre o desempenho da economia, 15% mostram-se otimistas. A grande maioria dos pesquisados, no entanto, expressam uma expectativa neutra para o ano nos dois indicadores.

Esses resultados indicam que, na perspectiva do empresário industrial paranaense, a economia e, principalmente, a atividade produtiva em 2024 podem passar por um período de ajustes, com possibilidade de enfrentamento de dificuldades de crescimento. Ao mesmo tempo, o nível de conservadorismo captado na pesquisa também expressa esperança de que pode haver melhoria de resultados ao longo do ano – o que dependerá, em grande medida, de decisões adotadas nas várias esferas de governo, sobretudo, na Reforma Tributária e na superação de problemas logísticos no Estado, entre outras questões.

Ainda assim, a indústria do Paraná se mostra disposta a cooperar para o crescimento do Estado e do país por meio de sua intenção de realizar novos e substanciais investimentos, gerando renda e empregos de qualidade. Nesse contexto, a manutenção de estratégias sólidas de enfrentamento dos problemas nacionais, com a estabilidade macroeconômica, social e política, o avanço das reformas e o apoio ao setor produtivo, podem contribuir para aprimorar o ambiente de negócios e, consequentemente, melhorar os resultados da atividade produtiva em 2024.

Convido a todos a conhecer e utilizar os resultados da 28ª Sondagem Industrial. Esperamos que esse relevante conjunto de informações, construído a partir do prisma dos industriais paranaenses, ajude os empresários, executivos e tomadores de decisão a enxergar as possibilidades e estratégias de uma indústria que acredita em sua capacidade de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.

Boa leitura!

Edson José de Vasconcelos

Presidente do Sistema Fiep

Quer conhecer mais sobre essa edição?

plugins premium WordPress