Mensagem do presidente

A indústria do Paraná seguiu demonstrando sua força em 2024. Com o empenho dos empresários industriais e a diversidade de nosso parque fabril, o setor registrou resultados expressivos em diversos indicadores, destacando-se no cenário brasileiro.

A produção industrial paranaense, de acordo com o IBGE, cresceu 4,2% no ano – superior à média nacional, de 3,1%, e com desempenho superior ao dos estados mais industrializados. Na geração de empregos, outro destaque: com o melhor saldo de empregos em três anos, o setor gerou mais de 31 mil novos postos de trabalho em 2024.

O panorama que se mostrava promissor pela competência e resiliência dos industriais do Paraná ganhou, no entanto, contornos incertos a partir do segundo semestre. Questões macroeconômicas, como o desequilíbrio fiscal, a alta da taxa básica de juros e uma forte variação cambial, entre outras, trouxeram dúvidas sobre a capacidade de o país sustentar a tendência de crescimento, fazendo com que as empresas reavaliassem suas estratégias.

Essa contradição entre a confiança dos empresários em seus próprios negócios e a desconfiança em relação ao futuro da economia fica evidente nesta 29ª edição da Sondagem Industrial, que o convido a conhecer a partir de agora. Por um lado, a maioria dos entrevistados aponta perspectivas favoráveis ou neutras para os resultados de suas empresas em 2025. Por outro, quase metade acredita que o país terá retração econômica no ano.

Para nós, do Sistema Fiep, os resultados reforçam ainda mais a necessidade de que o Paraná e o Brasil aprimorem seus ambientes de negócios. Isso é fundamental para que o empresário industrial tenha mais estabilidade e previsibilidade para realizar seus investimentos, criar empregos e gerar mais riquezas para a sociedade.

Não temos dúvidas de que essa realidade só será obtida com a implantação de medidas que solucionem inúmeros desafios atualmente enfrentados pela indústria. E é com esse objetivo que o Sistema Fiep vem atuando, promovendo ações e buscando articulação para a construção de uma política industrial efetiva para o nosso estado. Estamos seguros de que, assim, alcançaremos o propósito definido para a atuação de nossa entidade: transformar o Paraná no melhor lugar para a indústria no Brasil.

Edson José de Vasconcelos

Presidente do Sistema Fiep

Resultados

Acesse a plataforma interativa e acompanhe os principais indicadores da indústria paranaense. Explore dados estratégicos, tendências e análises para uma visão completa do setor.

plugins premium WordPress