logo-SI

Apresentação

Ao longo da sua história, o Sistema Fiep sempre atuou em prol do desenvolvimento da indústria paranaense, defendendo seus interesses, prestando serviços de qualidade, gerando informação estratégica e criando oportunidades de negócios, a fim de fortalecer o setor e a economia do Paraná, tendo como objetivo maior melhorar a vida das pessoas. Nesse período, sempre acompanhou de perto a percepção da indústria em relação à economia e aos negócios, moldando suas ações e atuação de acordo com as necessidades e as demandas do industrial paranaense, por meio de um diálogo permanente.

Um dos instrumentos utilizados para isso é a Sondagem Industrial, uma pesquisa tradicional que, em sua 27ª edição, é um eficaz instrumento de interação com o empresário. Ao captar sua visão e estratégias, consegue apresentar, de forma clara e objetiva, um balanço sobre o ano corrente e as expectativas para o ano que está por vir.

Sondagem Industrial

2022 - 2023

A Sondagem Industrial, dada sua riqueza de informações, é uma pesquisa aguardada todo final de ano. Essa importância foi amplificada nos últimos anos devido às circunstâncias particularmente difíceis impostas à sociedade, como a pandemia do novo coronavírus, a retomada econômica e social e, mais recentemente, o contexto político-econômico que acaba por influenciar o dia a dia do empresário paranaense. Questões sanitárias, entraves no abastecimento, aumento dos custos dos insumos, risco de crise hídrica, instabilidade política e dificuldades macroeconômicas fizeram parte de nossas vidas nos últimos anos.

Importante destacar que, mesmo em um momento tão desafiador como o que vivemos recentemente em todo o planeta e no nosso país em particular, quando observamos os anos de 2020 a 2022 verificamos que o Paraná apresentou indicadores melhores que a média nacional, como no caso da produção industrial. Essa performance foi confirmada nos últimos resultados do PIB 2020, publicados recentemente pelo IPARDES, em que o Paraná assumiu o posto de quarta maior economia do país, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Isso mostra a resiliência, a qualidade e a capacidade do empreendedor paranaense, seja na agricultura, na indústria, no comércio ou nos serviços. Todo o setor produtivo do estado mostrou sua força e seu valor, superando obstáculos e evoluindo mesmo diante de tantos desafios e o Sistema Fiep tem orgulho de caminhar sempre ao lado do empresário industrial, o apoiando nos momentos de dificuldade e celebrando suas conquistas.

Justamente por isso, compreender como todo esse panorama complexo afetou a sociedade e, principalmente, a indústria do Paraná, além de entender suas necessidades e expectativas, foi e é fundamental para apoiá-la diante de tantas dificuldades. A Sondagem Industrial exerce esse papel estratégico, sendo uma ferramenta de suma importância para moldar instrumentos de suporte nas mais diversas situações.

Tendo em vista nosso propósito maior, realizamos a 27ª Sondagem Industrial para captar as impressões do tecido industrial do Paraná. Cabe salientar que o último ano foi marcado pelo acirramento da polarização política em nível nacional e isso, aliado à situação econômica brasileira e ao cenário geopolítico mundial, influenciou as expectativas sobre 2023. Quando questionado sobre o futuro, o empresário industrial expressou elevado nível de incerteza no que concerne ao próximo ano, tanto em relação à economia do país quanto ao desempenho da própria indústria paranaense.

Para 41% dos participantes, as expectativas para o desempenho da indústria em 2023 são positivas. Esse nível de otimismo, inferior aos de 2021 (68%) e de 2022 (69%), aproxima-se dos resultados de períodos de grandes crises, como em 2016 (33%), e retrata o posicionamento cauteloso do industrial paranaense diante dos cenários nacional e global.

Os resultados da Sondagem Industrial indicam que, na perspectiva do empresário industrial paranaense, a economia e, principalmente, a atividade produtiva em 2023 podem passar por um período de ajustes, com possibilidade de enfrentamento de dificuldades de crescimento. Todavia, concomitantemente à dúvida sobre o que pode acontecer, o nível de incerteza captado na pesquisa também expressa esperança de que haverá melhoria de resultados ao longo do ano – o que dependerá, em grande medida, de decisões adotadas nas várias esferas de governo.

Assim, a indústria do Paraná se mostra disposta a cooperar para o crescimento do país por meio de sua intenção de realizar novos e substanciais investimentos, gerando renda e empregos de qualidade no estado. Nesse contexto, a manutenção de estratégias sólidas de enfrentamento dos problemas nacionais, com a estabilidade macroeconômica, social e política, o avanço das reformas e o apoio ao setor produtivo, podem contribuir para aprimorar o ambiente de negócios e, consequentemente, melhorar os resultados da atividade produtiva em 2023.

Por fim, convido a todos a utilizarem os resultados da 27ª edição da Sondagem Industrial, cujo relevante conjunto de informações, construído a partir do prisma dos industriais paranaenses, ajuda a enxergar as possibilidades e estratégias de uma indústria que acredita em um futuro de esperança, trabalho e prosperidade para todos.

Boa leitura!

Carlos Valter Martins Pedro​

Presidente do Sistema Fiep
Gestão 2019-2023

Quer conhecer mais sobre essa edição?

plugins premium WordPress